A prisão do Tarrafal

Ilha de Santiago

Cabo Verde

Situado num antigo campo de concentração, este museu remete para a história colonial, do Período Salazarista. Mas se este está ligado a uma história de opressão e sofrimento, também está ligado à Liberdade e à independência de um povo.

Por Cabo Verde Travel Guide

A prisão do Tarrafal

A história da prisão do Tarrafal está muito ligada ao regime ditatorial salazarista, mantido até 1974, ano da revolução dos cravos em Portugal.
Em 1936, esta prisão recebia os seus primeiros condenados. O local servia para encarcerar quem se opusesse ao regime e, ao mesmo tempo, enviar uma mensagem de opressão, para evitar novas revoltas. Presos por fins políticos e rebelião também eram enviados para este local, com frequência. Na prisão, durante o tempo do seu funcionamento, 36 pessoas foram mortas no local.
O seu isolamento e o fato de ser uma ilha, garantiam uma maior dificuldade de fuga. Com a mudança do regime ditatorial para uma democracia em Portugal, as ex-colónias tornaram-se independentes e muitos dos presos, incluindo presos políticos, foram libertados.
Assim, este local está muito ligado à repressão, mas também à independência, quer de Cabo Verde e de outras ex-colónias Portuguesas, quer de Portugal, por ser a casa de vozes insurgentes contra o regime.

Porque visitar?

Um local a não celebrar e a não esquecer

A prisão do Tarrafal teve importância histórica, e não pelos melhores motivos. E por isso, é tão importante manter a sua memória viva de forma a evitar os mesmos erros no futuro. Assim, não é um local a ser celebrado. Mas também não deve ser esquecido.

Descubra o museu da resistência

Para perceber melhor a história de Cabo Verde, este é um dos locais a visitar. Os painéis existentes oferecem explicações sobre o local em Francês, Inglês e Português. Para maiores esclarecimentos pode sempre contratar um guia.
O museu da Resistência localiza-se em Chão Bom, perto da Vila do Tarrafal, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde.

Outras atrações nas redondezas

A praia do Tarrafal e a vila com o mesmo nome, são locais que pode gostar de visitar. Aproveite a viagem para ter diferentes, mas enriquecedoras experiências.

Localização da Prisão do Tarrafal

O que levar?

  • Telemóvel

O museu é num local um pouco isolado, por isso convém estar contatável para uma qualquer ocasião.

Características

  • Um local que representa a opressão e a liberdade

Este local representa, quer a opressão, quer a liberdade de um povo.

Locais relacionados a não perder

Descobrir as Ilhas

Qual é o seu próximo destino?

Morabeza e Cultura

O nosso blog