Dicas

Casamento em Cabo Verde ou renovação de votos na praia

Quando vemos casamentos na praia pensamos no quão fantástico e libertador deve ser. Cada vez mais pessoas aproveitam a sua viagem, para fazer uma cerimónia (muitas vezes simbólica) de casamento em Cabo Verde, ou de renovação de votos, com um cenário paradisíaco no fundo.

Saiba mais, aqui.

Momentos especiais a dois em Cabo Verde

Cabo Verde é morabeza, calma, na “descontra” e normalmente as pessoas estão num estado relaxado e focadas no momento. Por isso, muitas pessoas optam por surpreender a sua cara metade quando estão em Cabo Verde, seja com um pedido de casamento, renovar de votos. O casamento e a lua-de-mel também são, por vezes, feitos em Cabo Verde, mesmo que o casamento seja simbólico, para ter a experiência numa maravilhosa praia.

Pedido de casamento em Cabo Verde

Aproveitar a descontração para fazer o pedido de casamento, e recordar este destino de sonho como o local onde este pedido aconteceu, é algo maravilhoso e para a vida.

Cabo Verde é um local alegre, bonito e romântico. Aproveite para criar momentos e memórias românticas inesquecíveis para si e para a sua cara metade.

Casamento paradisíaco na praia, em Cabo Verde

Quantas vezes em filmes vimos aqueles casamentos na praia, que se transformam numa festa e continuam até ao pôr do sol?

Esta simplicidade, beleza e contacto com a natureza, acabam por estar no nosso imaginário, especialmente quando pensamos num casamento, um dos momentos mais especiais na vida do casal e de cada um dos seus elementos.

Por isso, alguns casais têm vindo a optar por uma cerimónia de casamento na praia em Cabo Verde, mesmo que seja depois de estarem oficialmente casados, para renovarem os seus votos e tirarem fotos maravilhosas.

Renovação de votos de casamento em Cabo Verde

Quando é feita a renovação de votos de casamento em Cabo Verde?

Algumas pessoas optam por celebrar as tradicionais bodas de ouro e de prata, mas existem casais que aproveitam a lua-de-mel em Cabo Verde, e fazem uma cerimónia intimista mas cheia de significado.

O que é necessário para uma renovação de votos de casamento em Cabo Verde?

Tudo depende do que pretende fazer. Quando são renovadas, o vestuário muitas vezes acaba por ser o mesmo que usou no casamento, por isso, se o pretende fazer, convém levar o seu vestido de noiva ou fato.

Para além disso terá de:

  • Terá de contratar uma empresa de organização de eventos para preparar todo o cenário, e fazer a lista de coisas que serão necessárias
  • Contratação de um oficial para celebrar o casamento
  • Serviço de Catering para o Copo de água, que irá depender do número de convidados, (caso se aplique)
  • Fotografia/vídeo
  • Animação, música, dança
  • Serviços extra que podem ser contratados, como, por exemplo, andar a cavalo.

É importante verificar sempre se na ilha existe um serviço destes. Existe nas principais ilhas turísticas, como Sal e Boa Vista. Mas convém sempre verificar com um organizador de eventos, a disponibilidade.

E, no caso de quem pretende mesmo casar-se em Cabo Verde?

Se, por acaso, pretende efetivamente casar-se, em vez de uma pequena cerimónia simbólica, o processo inclui uma parte burocrática que terá de ser tida em consideração.

Antes da festa de casamento, será necessário tratar do casamento pelo civil, para que este tenha validade jurídica. Assim, será necessário dirigir-se à conservatória do registo civil, entregar os documentos e pagar as taxas necessárias, e o serviço de matrimónio, quando a festa é um casamento apenas civil.

No caso de festas religiosas, os casamentos normalmente não são feitos na praia, mas sim em igrejas ou outros templos, dependendo da religião. Por isso, muitas pessoas optam por se casar pelo civil e pela religião, e depois fazem parte da festa ou tiram fotos na praia.

Newlywed African Descent Couple Dancing Wedding Celebration

Que documentos são necessários para casar em Cabo Verde?

No caso de pessoas estrangeiras:

  • Certidão de nascimento dos nubentes
  • Documento de identificação (bilhete de identidade, passaporte, etc)
  • Certificado de capacidade matrimonial (obtido há menos de 6 meses)

No caso de pessoas Cabo-Verdianas:

  • Certidão de nascimento dos nubentes
  • Documento de identificação nacional
  • 2 testemunhas com respectivos documentos de identificação

É necessário traduzir documentos que sejam necessários, e estejam em língua estrangeira e nomeado um intérprete, quando um dos nubentes não entender a língua.

A maior parte das pessoas fazem casamentos na igreja católica, em Cabo Verde. Caso o casamento tenha também uma componente religiosa, deverá informar-se dos procedimentos vigentes nessa mesma religião, o que não dispensará o casamento civil, para ter validade legal.

Poderá consultar a informação de preços aqui

Agora que já sabe o que é preciso para se casar de forma oficial ou simbólica, na praia, em Cabo Verde, fazer uma renovação de votos ou pedido, só tem que se inspirar numa ideia fantástica, e criar o momento com que sempre sonhou.

Dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários. Boa viagem 🙂

Related Posts

6 thoughts on “Casamento em Cabo Verde ou renovação de votos na praia

  1. Maria de Fátima Gomes Garcia diz:

    muito obrigado adorei

    1. Cabo Verde Travel Guide diz:

      Obrigado por ler, e pelo seu comentário. É lindo sim.

  2. Maria de Fátima Gomes Garcia diz:

    lindo demais

    1. Maria de Fátima Gomes Garcia diz:

      oii boas adorei ideia casar na praia de mar mas eu quero saber tb se padre de igreja católica podem participar

      1. Cabo Verde Travel Guide diz:

        Bom dia,

        Para casamentos na praia, celebrante da igreja católica não é possível, devido às celebrações terem de ser feitas em igreja.

        Obrigado

  3. Benvindo do Rosário Figueiredo Oliveira diz:

    Excelente iniciativa por parte desse senhor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *