Tem a oportunidade de ir para Cabo Verde e está a pensar como será a viagem com as crianças? Veja algumas dicas que podemos dar para quem pretende viajar com crianças para Cabo Verde.
Cabo Verde é um destino paradisíaco, onde pode ter a calma que precisa para recarregar as suas baterias. No entanto, quando existem crianças, é normal que se pense várias vezes nas suas necessidades, e se é um local seguro, que tipo de cuidados de saúde existem, se tem boa alimentação e quais os cuidados a ter.
Segurança
Cabo Verde, no geral, é um país seguro. É um destino turístico, sendo as pessoas conhecidas pela sua simpatia. Muitas pessoas, quando optam por sair dos seus hotéis, fazem-no com um guia que conhece a ilha de uma ponta a outra, o que faz com que se sintam ainda mais confortáveis.
Saúde
Aqui talvez seja o ponto mais sensível. Apesar de ser um dos melhores países nos indicadores, a nível da saúde, do continente africano, ainda não tem comparação com as condições de saúde que existem, por exemplo, na Europa.
Assim, será importante ver, na altura da escolha, se existem cuidados de saúde perto do hotel (hospital, posto médico ou farmácia – que podem ou não existir, dependendo do local) ou se o próprio hotel tem algum profissional de saúde na sua equipa, para responder a estas situações.
O ideal será, também, precaver-se, levando um pequeno estojo de primeiros socorros; medicação de rotina, que esteja a fazer, para um tempo superior à viagem; e outra medicação, para prevenção, que possa ser importante, como para a diarreia, inflamação, infecção, etc. – em doses pediátricas. Para os mosquitos, existem pulseiras repelentes de mosquitos, e / ou se possível, utilizar uma rede mosquiteira para dormir.
Ao mudar de ambiente, o corpo (e o sistema digestivo) poderá ressentir-se nos primeiros dias. Assim, é importante verificar se a criança está hidratada em caso de vómitos e diarreia. Frutas, sumos e água (engarrafada) são excelentes opções para a manter hidratada. Por prevenção, e por ser um curto espaço de tempo, evite comidas como saladas ou outros frescos, a não ser que saiba / confie na forma como foram preparadas.
Ter seguro de saúde (ver quais os que garantem cuidados de saúde superiores) também pode ser relevante, caso precise de cuidados de saúde privados, ou uma evacuação para outra ilha ou outro país, apesar desta necessidade ser rara.
Preparação da viagem
Ao fazer a reserva do voo ou do pacote de férias, certifique-se que indica quantas crianças viajam e a sua idade, uma vez que o valor dos bilhetes pode ser reduzido. Veja se tem os documentos que os mais pequenos necessitam para viajar, como passaporte e autorização (no caso em que algum dos pais / responsáveis pela criança não viajam pode ser necessária autorização)
Lembre-se de incluir na sua mala de viagem para Cabo Verde alguns brinquedos da criança, para que ela se sinta mais confortável a viajar. Certifique-se que leva uns snacks para a viagem e algo que permita à criança entreter-se por algum tempo.
Roupa leve e calçado confortável são fundamentais. Chapéu e protetor solar também.
Viagem
Cabo Verde é um destino bom, tendo em conta que é relativamente perto: a viagem demora apenas 4 horas, se partir de Portugal. Normalmente é uma viagem rápida e com pouca turbulência.
Estadia
Ao viajar com crianças para Cabo Verde, se vai ficar num hotel, é importante ver se este tem oferta de animação para crianças (nos casos claro, em que é possível).
Convém também avisarem o hotel que vai ser necessário o menu infantil, para que estes o preparem e o sirvam, por vezes, até de forma prioritária. A criança tem de estar sempre acompanhada pelos adultos.
Diversões
A maior parte dos locais em Cabo Verde pode ser visitado com crianças, quando existem os devidos cuidados, exceto algumas atividades desportivas ou radicais. No entanto, é necessário prestar atenção ao mar, que nalguns sítios é agitado, ou a locais com rochas, onde é preciso tomar as devidas precauções para evitar escorregar.
Com alguns cuidados e preparação pode fazer com que a sua viagem a Cabo Verde seja ainda melhor, quer para si, quer para as crianças: Divirta-se em Cabo Verde e aprecie as maravilhas que este destino tem para oferecer, para miúdos e graúdos.