Cabo Verde tem a fama de ser, um dos melhores locais do mundo para comer peixe fresco. E são os pescadores que de forma ainda bastante artesanal pescam perto da costa aquele peixe que faz as delícias dos apreciadores, e que deve aproveitar, caso esteja a pensar visitar ou viva em Cabo Verde.
Onde encontrar o peixe fresco em Cabo Verde?
Os pescadores, nos seus garridos barcos de pesca, vão de manhã cedo para o mar. A meio da manhã, as vendedeiras esperam-nos, já o sol brilha intensamente. Parte do peixe apanhado vai para o mercado; outra é distribuída pelas vendedeiras; restaurantes e supermercados ficam também com parte; e é nesses locais que se pode encontrar este maravilhoso peixe fresco.
Qual a melhor altura para comprar peixe fresco em Cabo Verde?
A melhor altura para comprar peixe fresco é de manhã, caso seja nas vendedeiras ou nos pescadores. Assim, garante que este está menos tempo ao sol e ao calor, e tem menos probabilidade de se estragar / ficar com um sabor diferente. Nos supermercados e restaurantes estará devidamente refrigerado, pelo que, se o peixe tiver sido capturado naquele dia e devidamente transportado, não haverá esta questão.
O pescado, em Cabo Verde, é todo fresco?
Existe a ideia que todo o pescado é fresco e capturados recentemente ao largo da Costa Cabo Verdiana. É importante, no entanto, referir que, apesar desta riqueza, também existe peixe importado, especialmente quando falamos de espécies que quase não se encontram ou são raras ao largo da costa Cabo-Verdiana.
A importância do Peixe na Cultura Cabo-Verdiana
O facto de Cabo Verde ser insular, faz com que o peixe esteja presente em grande parte da sua culinária. Por um lado, devido ao seu sabor magnífico, o peixe fresco pode ser facilmente grelhado, cozido ou levado ao forno e, juntamente com alguns acompanhamentos, ser um prato fantástico.
Por outro lado, o peixe pode fazer parte dos pratos tradicionais da cozinha Cabo-Verdiana como, por exemplo, a Cachupa, o Xerém e os Pastéis de Milho. E, um bom caldo de peixe acaba por fazer parte da alimentação em qualquer casa cabo-verdiana.
Como saber se o peixe é fresco?
Especialmente quando compra o peixe cru, é importante saber verificar se o peixe está fresco. Se os olhos estiverem baços, provavelmente o peixe não está nas melhores condições. O mesmo podemos dizer das escamas, quando estão moles e soltas. Neste caso o peixe já não estará fresco.
O cheiro também é um indicador importante da frescura de um peixe. O peixe tem um cheiro característico, mas não deve cheirar a choco ou a podre. Aí o peixe não está em condições de ser consumido.
Alguns dos principais peixes que pode encontrar frescos em Cabo Verde
Se pretende provar o melhor peixe de Cabo Verde, e procura algo fresco e local, pode ver alguns dos mais conhecidos que frequentemente encontrados em águas Cabo-Verdianas:
- Serra
- Atum
- Salmão
- Garoupa
- Esmoregal
- Moreia
- Cavala
- Linguado
- Badejo
- Djéu
- Dourado
- Cação
- Charroco
- Cherne
- Pargo
(isto é apenas uma pequena lista, tendo em conta a riqueza da fauna marinha na região)
Quer provar peixes frescos deliciosos de Cabo Verde? As nossas dicas:
Atum
Provar um bom bife de atum, em Cabo Verde, pode revelar-se como sendo uma experiência divina. O atum é um peixe carnudo, vermelho antes de cozinhar, que se come com facilidade. Tem uma textura diferente dos demais. Existem vários restaurantes que oferecem bifes de atum aos seus clientes, principalmente grelhados.
No entanto, o atum também pode fazer parte dos pratos tradicionais, como a Cachupa e o Xerém, ou do Caldo.
Serra
O peixe serra grelhado é uma iguaria para quem o saboreia. É um peixe leve e saboroso, que vai bem com diversos acompanhamentos da ilha. Pode ser encontrado, com frequência, nos restaurantes Cabo-Verdianos.
Salmão
Tal como o atum, o salmão tem uma textura diferente do habitual. O salmão, em Cabo Verde, pode apresentar-se com uma tonalidade clara e não rosa, devido à sua alimentação, mas o seu sabor continua fantástico.
Outros peixes:
O espadarte, a moreia, a garoupa ou esmoregal são dos tipos de peixe mais pretendidos quando o assunto é um bom Caldo de Peixe.
A cavalinha, um peixe mais comum nas costas Cabo-Verdianas, é utilizado para dar um sabor a mar aos pastéis de milho e utilizada amplamente, de várias formas, no dia-a-dia dos Cabo-Verdianos.
Quando falamos de cachupa, que tem como base o milho e outras leguminosas, a escolha pode recair sobre vários peixes. Cachupa é um prato democrático, mas peixes com poucas espinhas e não muito pequenos parecem-nos ser candidatos ideais.
A moreia é um dos pescados mais apreciados em Cabo Verde. Tão apreciado que já existem dois festivais dedicados à moreia, que se realizam anualmente na Ilha do Maio e na Ilha de Santiago.
A garoupa é, tal como os outros, um peixe versátil, que fica delicioso de várias formas como, por exemplo, no forno, ou em caldeirada.
Peixes como o pargo, o djéu, o cação, o cherne, charroco, badejo e outros peixes capturados em Cabo Verde, apesar de não serem tão populares nas ementas dos restaurantes, são deliciosas opções para preparar e experimentar. Quem sabe se entre estes peixes não se encontra aquele que o vai fazer apaixonar-se pelos sabores do mar, deste belo país?
Outro pescado
Como não só de peixe vive o Homem, marisco, crustáceos e cefalópodes podem também ser encontrados na costa Cabo Verdiana – algumas espécies específicas. Grelhados, fritos, ou em ensopados (estufados), o camarão, lagosta ou polvo são, juntamente com o peixe, verdadeiras iguarias da cozinha local. O Bafa, por exemplo, é outro prato tradicional que usa polvo e lapas, na sua confeção.
Independentemente do tipo de pescado, também é importante que a forma como este é servido, para que a segurança alimentar esteja assegurada. Uma das formas de o garantir é optar por peixe bem cozinhado.
Em resumo:
Existem diversos peixes que fazem parte da alimentação dos Cabo-Verdianos e que se podem encontrar na costa deste país, e portanto, frescos. Apesar da pesca intensiva ter reduzido o número de peixes na Costa, ainda existe bom pescado a ser apanhado nas redes tradicionais.
Nos restaurantes, poderá encontrar com relativa facilidade atum, salmão, serra. Com menos frequência, espadarte, esmoregal e por vezes, garoupa. A moreia é um peixe tão apreciado, em Cabo Verde, que se dedicam festivais ao mesmo.
Quase todos os peixes podem fazer parte de uma boa cachupa ou serem grelhados ou assados. Opções não faltam.
Caso seja você a comprar o peixe cru, observe bem as suas características, para garantir a frescura. a melhor hora para a garantir, bem como escolher os melhores exemplares, é de manhã. Opte por pescado bem cozinhado, para evitar problemas.
Esperamos que desfrute da maravilhosa oferta de pescado que o Atlântico tem para si, e que experimente sabores únicos na sua visita a Cabo Verde.
Digam-nos nos comentários, qual o peixe fresco mais saboroso que tiveram a oportunidade de comer e a sua forma de preparação.
O meu peixe preferido é o badejo!
Bom dia Adelcides,
Obrigado pelo seu comentário.
O badejo é um excelente peixe e versátil para diversos pratos da culinária Cabo Verdiana.
Pensar num bom badejo grelhado até faz água na boca 🙂