O que fazer na Ilha de São Vicente?

Um local cheio de cultura e tradição

São Vicente é a ilha mais cultural de Cabo Verde. As sonoridades das músicas tradicionais fundem-se com outras formas de arte, que acabam por ser um reflexo da história e dos costumes das pessoas do país. Se vai viajar para Cabo Verde poderá querer incluir esta ilha no seu roteiro. Saiba o que fazer na Ilha de São Vicente, a ilha com uma vibe maravilhosa!

Ilha de São Vicente

O centro da Cultura Cabo-Verdiana

São Vicente é a segunda ilha mais populosa de Cabo Verde, logo a seguir a Santiago. Mindelo é a principal cidade da Ilha de São Vicente em Cabo Verde. Os seus edifícios de estilo colonial fazem com que a cidade tenha um ar histórico, que dá prazer de apreciar. Em cada local é possível sentir um bocado da música do país: São Vicente é conhecido por ser a “casa” de grandes músicos Cabo-Verdianos.

O Carnaval de Mindelo é um dos mais conhecidos do mundo e a sua baía o local perfeito para uma foto para um postal de viajante. Aqui, poderá saber algumas das maravilhas que, quer a cidade, quer a ilha possuem.

Como chegar à Ilha de São Vicente?

São Vicente possui um aeroporto internacional, o que permite que consiga voos com menos escalas para a ilha, dependendo, é claro, da zona do mundo em que se encontra. São Vicente tem, também, ligações frequentes de barco para Santo Antão, outra ilha Cabo-Verdiana.

Como obter o seu visto para Cabo Verde?

Para saber mais informações de visto para Cabo Verde, veja em https://travel.gov.cv/

Como se deslocar na Ilha de São Vicente?

São Vicente possui um centro urbano, que é Mindelo. A partir daí, poderá deslocar-se de táxi, hiace (uma carrinha de 9 lugares, que funciona como um táxi partilhado), ou autocarro. Poderá, também, alugar um veículo para conhecer a ilha ao seu ritmo.

Que dinheiro necessito na Ilha de São Vicente?

O ideal é ter algum dinheiro em escudos Cabo-Verdianos (CVE) uma vez que poderão ser necessários, principalmente se o seu objetivo passa por sair do hotel.

O que levar para a Ilha de São Vicente?

  • Protetor solar
  • Roupa p/ tempo quente – mas trazer mais algum agasalho para a noite e dias mais frios.
  • Calçado confortável
  • Máquina Fotográfica
  • Smartphone com Mapa GPS
  • Escudos Cabo-Verdianos
  • Água para se manter hidratado com o calor

O que visitar na Ilha de São Vicente?

Os mercados

São Vicente possui alguns dos mercados mais fantásticos do arquipélago. O seu famoso Mercado do Peixe, que recebe de manhã aquele peixe fresco de Cabo Verde, conhecido internacionalmente, que os pescadores trazem depois da faina. E o Mercado Municipal de Mindelo, que se encontra num belo edifício, e possui peixes e frutas de qualidade. Visite-os.

Baía do Porto Grande

A Baía do Porto Grande, em Mindelo, é um local belo para se visitar. Vista do mar, os edifícios que se amontoam perto das suas margens, misturando os edifícios coloniais e imponentes, com as casas garridas que foram sendo construídas, dá-lhe um ar pitoresco único.
Vista de cima, a baía é bela e ao fim da tarde, com as luzes a refletir na água, é algo digno de um cartão de visita.

Centro Cultural de Mindelo

Com sala para exposições, que são apresentadas com alguma frequência, e auditório para concertos, teatro e outras atividades, o centro Cultural de Mindelo é bonito, por dentro e por fora. O seu edifício antigo é perfeito para apresentar a história de um povo de uma ilha que, apesar de pequena, possui um património cultural interessante, a diversos níveis da arte. Com um pátio onde é possível relaxar, este é um dos must-sees da ilha. A visitar.

Palácio do povo

Com uma construção do séc. XIX, construído originalmente quando o intuito era mudar a capital do país da Ilha de Santiago para São Vicente, e funcionando como antigo espaço dos Governadores Portugueses, este edifício de estilo Neoclássico possui uma arquitetura bela, perfeita para os amantes de edifícios antigos. Dentro do mesmo poderá apreciar arte Cabo-Verdiana e ver uma exposição permanente dedicada exclusivamente à Diva dos pés descalços e ícone musical Cabo-Verdiano, a cantora Cesária Évora, que possui um núcleo museológico em seu nome. Este é um local, tal como o centro cultural de Mindelo, de visita obrigatória, em particular para aqueles que querem conhecer a cultura Cabo-Verdiana mais de perto.

Torre de Belém de Mindelo – Museu do Mar

Esta réplica da Torre de Belém, que se pode encontrar em Lisboa, Portugal, remonta ao tempo da colonialismo e é mais um dos belos edifícios deixados pelos Portugueses na Ilha. Hoje funciona como um Museu dedicado ao mar.

Centro Nacional do Artesanato

Se São Vicente é a capital da Cultura, não podia faltar um espaço dedicado ao artesanato. Ao visitar Centro Nacional do Artesanato poderá ver peças, que ao longo do tempo foram fazendo parte do modo de vida de Cabo Verde, e apreciar a criatividade e a arte dos artesãos que as construíram.

Fortim d’Rei

Construído num local estratégico da ilha, o Fortim d’Rei é, atualmente, um local em ruínas. Apesar disso, consegue-se sentir um pouco de história quando estamos no mesmo. E a zona tem uma vista excelente sobre a cidade, sobre a baía e, ao longe, sobre Santo Antão.

Farol Dona Amélia

Localizado a cerca de 3km da Aldeia de São Pedro, visitar o farol Dona Amélia requer caminhar alguns kms por trilhos junto a falésias. Isolado no meio das imponentes rochas que caracterizam aquela zona da ilha, tem vindo a orientar os barcos por mais de 100 anos. Do Farol, inaugurado em 1894 e preservado ao longo do tempo, é possível ter uma perspetiva da imensidão do mar e o sentimento que se chegou ao fim-do-mundo.

Monte Cara

O monte Cara tem este nome porque visto de um determinado ângulo faz lembrar a cara de uma pessoa. Essa pessoa parece estar a fitar o céu e o infinito, o que ainda lhe confere algo ainda mais especial. Pode ser observado da Baía de Mindelo, uma das mais bonitas do mundo.

Monte Verde

Com 750 m de altitude, o Monte Verde é o local a não perder para quem adora vistas magníficas. A possibilidade de observar a ilha de S. Vicente daquela perspectiva e toda a cidade de Mindelo, bem como, ao fundo, a ilha de Santo Antão é algo fantástico. Algumas plantas raras complementam o cenário.

Dica ao visitar a Ilha de São Vicente

São Vicente é música, sentimento, paixão e história. Aproveite a mistura de diferentes ofertas que esta maravilhosa ilha tem para oferecer.

Praias na Ilha de São Vicente

Apesar de não ser uma ilha tão famosa por causa das suas praias, como Boa Vista ou Sal, São Vicente possui praias fantásticas.

Praia da Laginha

Com uma localização excelente, perto de Mindelo, esta é a praia mais procurada de S. Vicente. A sua areia branca torna-a num cenário digno das praias do Pacífico, mas em pleno Oceano Atlântico. Praia da Laginha, um nome a não esquecer, quando visitar Mindelo, na ilha de São Vicente.

Praia Grande

Localizada perto de uma pequena aldeia piscatória, Calhau, a Praia Grande de água verde translúcida e areia branca, é uma das mais fantásticas da ilha.
Rodeada de montanhas de origem vulcânica, incluindo o próprio vulcão que se encontra inativo, esta é uma praia procurada por amantes do windsurf.
E o mais curioso é que, por vezes, consegue ter este pedaço de paraíso só para si.

A estrada que atravessa ainda uma parte do seu areal facilita o acesso à mesma. A não perder.

Praia de São Pedro

O extenso areal da praia de São Pedro torna-a um local interessante para visitar. Caminhar pelo areal e sentir a brisa do mar é uma experiência interessante. O facto de ser uma praia ventosa, por vezes, atrai alguns praticantes de kitesurf e windsurf. Nos dias com menos vento, é ideal também para descansar. É importante ter atenção às ondas. Por vezes são bastante fortes.

Eventos Culturais na Ilha de São Vicente

Se tiver hipótese poderá aproveitar alguns dos eventos culturais que este local tem para oferecer. Apesar de aqui listarmos dois dos grandes eventos que a ilha possui, existem também exposições de pintura, musicais e performativas a decorrer na ilha durante todo a ano.

Carnaval de São Vicente

Na altura do Carnaval , normalmente em Fevereiro, vários foliões saem às ruas, trazendo a magia da dança e da música africana e Sul-Americana a São Vicente. Deve conhecer e se tiver oportunidade de visitar São Vicente no Carnaval e divertir-se.

Festival da Baía das Gatas

O Festival da Baía das Gatas, realizado num fim-de-semana de Lua Cheia em Agosto, é o maior evento musical da ilha de São Vicente. A não perder, caso se encontre na ilha nessa altura.

Comer, Dormir e Conviver

Onde comer?

São Vicente possui restaurantes fantásticos, onde o sabor de uma boa cachupa é difícil de esquecer.

Onde dormir?

Em São Vicente, principalmente em Mindelo, existem diversas opções de alojamento, para que possa tirar o máximo da sua viagem.

Onde conviver?

Passar na ilha e não aproveitar para conviver, enquanto se desfruta de uma morna, é como ir a Roma e não ver o Papa.

Mapa de São Vicente

Locais especiais na Ilha de São Vicente

Farol Dona Amélia

Ilha de São Vicente

A visita ao Farol D. Amélia inclui uma caminhada por caminhos siniosos para por fim, fitar o “infinito”.
Centro Nacional da Arte e Design (Museu do Artesanato)

Centro Cultural de Mindelo

Ilha de São Vicente

As formas de expressão artística vão-se alternando neste centro havendo espaço para a dança, pintura, escultura, cinema, entre outros.

Torre de Belém de Mindelo

Ilha de São Vicente

A Torre de Belém de Mindelo, para além das suas características estéticas, também alberga o Museu do Mar. Um dos locais icónicos para visitar em Cabo Verde.

Mercado Municipal de Mindelo

Ilha de São Vicente

Visitar o mercado Municipal de Mindelo é ver mais do que peixes ou frutas fantásticas. É a oportunidade de interagir com pessoas sorridentes.

Mercado do Peixe

Ilha de São Vicente

O mercado do Peixe permite-lhe ver a variedade de peixes saborosos existentes em Cabo Verde.

Museu Cesária Évora

Ilha de São Vicente

Uma homenagem e a oportunidade para saber mais sobre a diva dos pés descalços, a cantora Cesária Évora.

Centro Nacional da Arte e Design (Museu do Artesanato)

Ilha de São Vicente

O Museu do Artesanato leva-nos a locais especiais através da sua arte. A cultura e objectos cabo-verdianos para se observarem ao vivo.

Descobrir as Ilhas

Qual é o seu próximo destino?

Morabeza e Cultura

O nosso blog