O queijo da Ilha do Fogo
Ilha do Fogo
Cabo Verde
Saborear e conhecer a produção de queijo da ilha do Fogo pode ser uma experiência fantástica. Saiba mais, aqui.
Por Cabo Verde Travel Guide
Origem do queijo da Ilha do Fogo
Uma importante fatia da produção de queijo de Cabo Verde é feita na Ilha do Fogo. O seu sabor é único e proveniente de cabras criadas ao ar livre, estando a maior parte em perfeita simbiose com a natureza, que obtém o seu alimento das pastagens que o vulcão ajuda a criar.
A produção de queijo no Fogo
Grande parte do queijo é, ainda, feita de forma artesanal. O seu sabor forte, salgado deste queijo, com uma consistência entre o queijo tradicional e o requeijão, torna-o uma delícia.
Em Cabo Verde, tradicionalmente, este produto é produzido artesanalmente, depois do coalho do leite ser armazenado, ficando a fermentar e colocado nas formas e deixado a repousar até ao dia seguinte. Após este processo, o queijo é levado pelas vendedeiras ambulantes, que o distribuem pela população, e por vendedores que os levam para as outras ilhas para serem distribuídos.
Para além dos métodos de produção e embalamento tradicional, hoje existe queijo feito na ilha do fogo de forma automatizada, em fábricas, por cooperativas de produtores, que está a trabalhar para ser certificado. Com a evolução dos sistemas de cura, o queijo pode ter um prazo de validade superior, atingindo os 12 meses de validade.
Diferentes formas de o saborear
Esta iguaria pode ser provada sozinha, ou com pão, em saladas ou diferentes pratos. Adorado por locais, turistas e emigrantes, O queijo é tão importante na ilha que existe um certame dedicado a esta iguaria. Aproveite a oportunidade para saborear o magnífico queijo da ilha do Fogo.
Localização da Ilha do Fogo
Características
Um queijo de cabra com um sabor maravilhoso, por vezes curado. Fantástico.