A Cidade Velha, classificada como património imaterial da Humanidade pela UNESCO, tem tanto de simples como de fantástica.
Devido à sua posição geoestratégica, a cidade foi disputada por vários navegadores europeus, entre o Séc XV e o Séc XIII, tendo estado sobre diferentes domínios, Português e Espanhol, tendo sido também atacada e saqueada por piratas de outros países Europeus.
Outrora um movimentado local, Ribeira Grande, que funcionava como preparação e mercado de escravos, hoje a Cidade Velha é um local pacato, cheio de história e de importantes escavações arqueológicas, que pretendem recuperar o património existente e permitem entender melhor o comportamento dos seus habitantes nos séculos passados.
Saiba mais sobre a Cidade Velha e o que pode nela visitar.

Cidade Velha – um ponto importante na história de Cabo Verde
Ao aproximarmo-nos da Cidade Velha, é fácil de compreender a importância do domínio deste local durante o período dos descobrimentos. Uma fortaleza, com o nome de São Filipe, que preserva a artilharia apontada para o mar, marca o início da descida do vale onde se encontra a Cidade Velha, conhecida anteriormente por Ribeira Grande, devido à ribeira que possuía durante o ano inteiro. Esta fortaleza foi construída para proteger a cidade de ataques de piratas, que ao longo do tempo foram destruindo e saqueando a cidade, como o inglês Francis Drake, ou o francês Jacques Cassard.
Lá encontramos uma praia, que seria o destino, ou pelo menos ponto de escala, de muitos dos barcos que cruzavam o Atlântico, no início à procura de novas terras, e numa fase posterior, com vista a obter as riquezas que a América do Sul tinha para oferecer, para abastecer-se de mantimentos, e permitir aos marinheiros pisar terra firme, ao fim de meses no mar. Na altura possuía uma ribeira que permitia ter água doce o ano inteiro, importante num país onde a chuva é bastante limitada. Era também um ponto importante para o comércio de escravos, na altura, que eram enviados de África para a América e um local para experimentar culturas de vegetais e a adaptação de animais que migravam entre o eixo Europa-América do Sul.
Controlar aquele ponto estratégico, era controlar uma rota importante marítima, e ganhar vantagem sobre os concorrentes. Por isso, a nossa imaginação automaticamente leva-nos a imaginar as lutas pela posse das terras, as misturas entre diferentes povos, e como isso influenciou tudo o que somos hoje.

A Cidade Velha – os monumentos mais antigos de Cabo Verde
A Cidade Velha guarda em si pequenos tesouros. Entre os vários edifícios e ruas que ali foram sendo construídos e destruídos com os referidos ataques e com o abandono da cidade, podemos destacar:
Igreja de nossa Senhora do Rosário
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de estilo gótico, foi ampliada a partir de uma capela de estilo manuelino, dando origem a um belo edifício. Esta igreja conseguiu “sobreviver” a fortes ataques, com obras pelo meio, mantendo-se aberta a visitantes nos dias que correm, sendo a igreja mais antiga de Cabo Verde.
Fortaleza de São Filipe
A fortaleza de São Filipe, com os seus tradicionais canhões, que parecem ainda proteger a cidade, foi construída para resistir aos atacantes da Cidade Velha. O que foi noutros tempos uma temida fortificação, atualmente é um local onde podemos observar detalhes nos seus elementos, nomeadamente os canhões, que nos permitem viajar no tempo, através da nossa imaginação.
Rua da Banana
A Rua da Banana, a mais antiga de Cabo Verde, que mantém um aspeto rústico, ladeada pelas pequenas casas tradicionais, com telhados de vegetação e usando as pedras que outrora foram dos monumentos destruídos.

Ruínas da Catedral
Ruínas da Catedral de Ribeira Grande de Santiago, um imponente edifício que neste momento se encontra destruído. Existem planos de reabilitar este edifício, o que poderá acontecer nos próximos anos.
Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Existem, também, as ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que também foi destruída ao longo dos séculos.
Pelourinho
O Pelourinho é uma estrutura em pedra, onde eram castigados os que não cumpriam com as regras vigentes na altura. Símbolo da punição, este monumento reflete parte da história mais sombria de Cabo Verde, muito associado à humilhação pública, essencialmente de escravos.

A Cidade Velha teve, no passado, também outros edifícios, como hospitais e casas, que entretanto foram abandonadas e acabaram por colapsar. Foi o repovoamento da zona, onde foram construídas pequenas casas, muitas delas sob e com pedras que outrora pertenceram a alguns dos referidos monumentos, que reavivaram a cidade.
Escavações arqueológicas têm permitido identificar parte do património histórico da Cidade Velha, e investimentos nacionais e internacionais tornaram possível recuperar parte destes marcos de interesse histórico na Ilha de Santiago, que é o local mais rico, neste aspeto, em Cabo Verde.
Que mais pode ser feito na Cidade Velha?
Provar um pastel de milho
O pastel de milho é uma das iguarias de Cabo Verde. Por vezes, na Cidade Velha, existem pessoas a vender pastel de milho, com um pouco de peixe (normalmente cavalinha), que dá um gosto salgado. A combinação, apesar de simples, é especial e saborosa. Aproveite.
Comprar souvenirs
Neste local também é possível encontrar, com alguma frequência, vendedores de artesanato ou outros produtos tradicionais. Se existirem souvenirs ou comida à venda que pretenda adquirir, não se esqueça de levar dinheiro local (Escudos Cabo-Verdianos) durante a sua visita.
Como chegar à Cidade Velha?
Será necessário viajar para a Ilha de Santiago em Cabo Verde. Os principais pontos de entrada na ilha, aeroporto e porto marítimo, localizam-se na zona da Cidade da Praia. Do centro da Cidade da Praia até à Cidade Velha são 10 min de carro.
O local é facilmente percebido, ao nível da estrada, pela imponente muralha do Forte de São Filipe. Depois basta seguir uma pequena estrada inclinada perto do mesmo, que para além da vista fantástica que permite sobre o Atlântico durante parte da viagem, leva à Cidade Velha.
Na entrada da cidade, existe, também, um restaurante, onde pode almoçar ou jantar enquanto sente o cheiro a maresia e a sua frescura, que corta o ar quente que, por vezes, se faz sentir.
Desfrute da Cidade Velha, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, caso visite esta ilha.