Deserto de Viana
Ilha da Boa Vista
Cabo Verde
A Ilha da Boa Vista tem um deserto que pode visitar. Maravilhe-se com as magníficas paisagens lunares do Deserto de Viana Rabil.
Por Cabo Verde Travel Guide
O deserto de Rabil, na Boa Vista
O amor pelo deserto é uma contradição: Se “não tem nada”, porque fascina tanto as pessoas? Talvez a sensação de descoberta, de perigo. Por ser um lugar distante, onde se nos podemos. ao mesmo tempo, sentir sozinhos e pequenos. E pelas suas miragens e paisagens que têm tanto de inóspitas como de belas.
Na zona Noroeste da Ilha, onde se encontra a vila Sal Rei, é possível encontrar, também, o deserto de Viana-Rabil. Saiba mais.
Porque visitar o Deserto de Viana?
A Ilha da Boa Vista tem um pequeno deserto, sem areias movediças, mas cujo aspeto lunar faz com que se tenha a sensação de estar noutro planeta.
São km de socalcos, que podem ser percorridos com meios de transporte 4×4, e onde é possível observar a beleza da areia branca, trazida pelos ventos através do Atlântico, misturada com uma areia mais escura, característica das ilhas de origem vulcânica, como no caso da Boa Vista. Entre a areia, as plantas mais resistentes acrescentam um pouco de verde, aqui e ali, entre as dunas que compõem este deserto.
E, apesar de não ser um grande deserto em termos de área, dá para ter a experiência de entender como seria um Saara – só que com menos riscos (uma vez que não tem areias movediças nem animais tão perigosos). A não perder!
Que cuidados é necessário ter?
Se vai viajar para o deserto é importante ter alguns cuidados, de forma a garantir que a sua viagem vai correr da melhor forma.
O ideal, se não conhece a zona é ir acompanhado por um guia local. No entanto, se alugar um 4×4 e for pelos seus próprios meios, deverá estar comunicável e levar alguns mantimentos (caso tenha um imprevisto). Água e roupa leve e mais pesada (devido à oscilação de temperatura noite/dia) tamém são importantes.
Localização do Deserto de Viana
O que levar?
É importante levar água e comida leve, especialmente tendo em conta que o deserto, apesar de pequeno, é num local isolado. No caso de ocorrer algum imprevisto, vai ser útil.
Seja qual for o meio que utilizar para entrar no deserto (quad, buggy, jipe ou pickup), deverá ter tracção às 4 rodas, evitando que fique preso na areia.
Estar comunicável é fundamental. Por isso, telemóvel e GPS são importantes.
Características
A beleza de um mini Sahara, bem no meio da Ilha da Boavista. Certamente irá disfrutar.





