O que fazer na Ilha do Fogo?
Um vulcão imponente para descobrir
A Ilha do Fogo é uma das mais conhecidas ilhas de Cabo Verde, pois possui um dos maiores símbolos do país: um vulcão ativo.
Descubra as belezas naturais que a caracterizam, perceba a maravilha de visitar esta ilha e saiba o que fazer na Ilha do Fogo.
Ilha do Fogo
A magia de um local único
Na Ilha do Fogo, quando se chega, existe aquele sentimento quase imediato de reunião com um lugar, quase inexplicável e difícil de descrever. A paisagem, que nos faz sentir pequenos, perante o imponente vulcão ao fundo, e a perceção que estamos a testemunhar algo especial, pode ser a razão deste sentimento.
A relação com o vulcão na ilha do Fogo, é como em qualquer outro local que tem um destes exemplares: da mesma forma que traz destruição e mágoa, quando a lava sai do interior da sua cratera, traz também fertilidade em períodos calmos a terras tendencialmente áridas, o que permite à ilha produzir vegetais, vinho, queijo e outros produtos alimentares.

Como chegar à Ilha do Fogo?
Fogo tem um aeródromo que apenas recebe voos domésticos. Uma das formas de chegar à ilha é, portanto de avião, com a TACV e a BINTER a operarem voos entre Fogo e Santiago.
Também pode optar por ir de barco a partir da Ilha de Santiago – que cobre regularmente a rota Santiago – Fogo – Brava.
Como obter visto para Cabo Verde?
Para estadias de alguns dias / semanas pode nem precisar de visto. Saiba mais, aqui.
Como se deslocar na Ilha do Fogo?
Na ilha do Fogo poderá recorrer a um aluguer ou utilizar um táxi. As duas opções são boas mas no caso do táxi terá mais autonomia.
Qual o dinheiro usado para fazer compras na ilha do Fogo?
Use escudos Cabo-Verdianos (CVE) para efetuar compras na Ilha do Fogo. A maior parte dos locais, fora da zona turística, usam CVE no seu dia-a-dia e não Euros ou Dólares. Por isso a melhor opção será esta.
Checklist do que levar quando viajar para a Ilha do Fogo
- Protetor solar
- Roupa para praia
- Roupa p/ tempo quente – mas trazer mais algum agasalho para a noite e dias mais frios.
- Calçado confortável e preparado para montanha
- Máquina Fotográfica
- Smartphone com Mapa GPS
- Escudos Cabo-Verdianos
- Água para se manter hidratado com o calor

O que visitar na Ilha do Fogo?
São Filipe
São Filipe é a principal localidade da ilha do Fogo. Lá, é possível encontrar alguns pontos de interesse, como a igreja local, ou projetos que pretendem manter viva a história da ilha e das suas gentes, como o Museu Municipal ou a Casa da Memória.
O vulcão
Para visitar o vulcão na ilha do Fogo a melhor opção é, provavelmente, contratar um guia local. Assim, tem a oportunidade de ver os locais mais importantes da zona, e andar com alguém que conhece o comportamento desta obra prima da natureza.
Chã das Caldeiras é uma povoação na cratera do Vulcão, que se ergue depois da última erupção do mesmo. Lá é possível provar o melhor vinho de Cabo Verde, e ter a experiência de pernoitar dentro do vulcão.
As aldeias
Na Ilha do Fogo (ou Djarfogo, como dizem os locais) existem pequenas aldeias que tornam o local ainda mais especial. Em cada pessoa, vemos um sorriso.
Os suas casas tradicionais, os sobrados, poderão ser apreciados nalgumas destas aldeias.
Mosteiros, por exemplo, é uma das clássicas vilas da ilha, que não deverá deixar de visitar.
Parque natural do Fogo
O Parque Natural do Fogo, que alberga várias espécies animais e vegetais, reergue-se lentamente após a erupção que, no final de 2015, destruiu grande parte deste parque, dada a sua proximidade da cratera que entrou em erupção.
Visitar as pontes naturais de Salinas
Já alguma vez teve a oportunidade de ver pontes naturais sobre o mar? Pois bem, na zona de Salinas, perto da povoação de S. Jorge, é exatamente isso que acontece.
Esculpidas pela natureza, através da erosão da rocha vulcânica, criam uma paisagem interessante enquanto, ao mesmo tempo, pode aproveitar a bela zona balnear da Praia da Areia Negra.
Ribeira Filipe
Em Ribeira Filipe é possível observar a beleza do Fogo. De um determinado ângulo, vemos os campos verdejantes e férteis característicos da ilha, com o mar e as rochas que por ele entram em pano de fundo. Uma paisagem bela, para quem visitar a zona de São Jorge.
Provar Ponche
A Ilha do Fogo é conhecida pelos seus produtos naturais, como o queijo, vinho ou o ponche. Este último, uma bebida espirituosa, é produzido com os diferentes sabores das frutas maravilhosas que a ilha tem para oferecer, existindo ponche para diferentes gostos: coco, calabaceira, tamarindo, mel… a lista é diversa. Esta é uma bebida, produzida localmente, que pode provar.
Provar Vinho
A fertilidade da Ilha do Fogo faz com que tenha produtos locais que não se produzem nas outras ilhas. Um é o vinho.
Quando visitar a ilha do Fogo, se é um apreciador, não deixe de o provar e até, se tiver oportunidade, visitar uma das suas vinhas e local de produção.
Saborear Queijo
O famoso queijo de cabra Cabo-Verdiano é feito em várias ilhas, mas produzido em maior quantidade na Ilha do Fogo. Saborear este delicioso queijo pode fazer parte do sua experiência.

Praias na Ilha do Fogo
Praias de Areia Negra
Já alguma vez teve a oportunidade de visitar uma praia de areia negra? O facto de serem praias de rocha vulcânica confere-lhes estas características. E, mesmo havendo praias noutras ilhas mais icónicas, vale a pena visitar as praias no Fogo.
Eventos Culturais na Ilha do Fogo
Descubra alguns dos eventos que acontecem com regularidade na Ilha do Fogo.
Festival do Café do Fogo
Anualmente, e normalmente durante o mês de Abril, é celebrado um dos produtos mais saborosos que a ilha tem para oferecer: o café.
Festival de Praia Lantcha
O principal festival de música em Mosteiros realiza-se, tradicionalmente, no meio de Agosto, e vai pela noite dentro. Se estiver por lá nessa altura, é a oportunidade para ouvir artistas Cabo-Verdianos de referência.

Comer, Dormir e Conviver
Saiba quias as opções para comer, dormir e conviver na ilha do Fogo.
O que comer?
Como falado, o Fogo tem diversos produtos que se tornaram uma referência em Cabo-Verde. Por isso, nos restaurantes, pode provar pratos com esses produtos, frescos e vindos dos produtores locais.
Onde dormir?
Mosteiros possui alguns locais para dormir. Também pode ter a experiência de dormir em chão das Caldeiras, próximo do topo do vulcão.
Onde conviver?
São vários os locais na ilha do Fogo onde pode desfrutar de algumas mornas ou coladeras, enquanto aproveita para relaxar. Procure falar com os habitantes locais, e partilhar experiências.
Mapa de Cabo Verde
Locais interessantes na Ilha do Fogo

Pico do Fogo
Ilha do Fogo
Uma caminhada desafiante que culmina no interior de um vulcão. Simplesmente fantástico.

Queijo da Ilha do Fogo
Ilha do Fogo
Com um sabor magnífico, um dos atrativos da ilha do fogo é o seu queijo.

Praia da Ponta da Salina
Ilha do Fogo
Com formações rochosas magníficas, construídas pela natureza, praia da Salina é um local de sonho.

