Música

Estilos musicais de Cabo Verde apaixonantes

Batuque

No que diz respeito à cultura cabo-verdiana, há uma coisa notará imediatamente: os diferentes e coloridos géneros musicais, que podem ser apreciados pelos melómanos em todo o mundo.

Mas qual é a herança musical do país e que tipo de estilos musicais se encaixam nela?

Ao descobrir Cabo Verde, e ao passear pelas suas ruas no final da tarde, enquanto sente uma brisa fresca no rosto, aprecia o pôr do sol e se prepara para jantar, provavelmente ouvirá aqui e ali um som quente e atraente. Embora a globalização permita encontrar música internacional, como pop, hip-hop ou zouk / kizomba, existe um sentimento de pertença que faz com que os músicos locais se liguem às suas raízes, o que tornar possível ouvir bela música de estilos próprios Cabo Verdianos como, por exemplo:

Principais estilos musicais em Cabo Verde

Morna

No que diz respeito à música, a morna é mais do que música: é um símbolo nacional, que eleva o nome de Cabo Verde. A música lenta, normalmente composta por voz e violão, é uma delícia para os sentidos. Simples e fantástico..

O maior nome de Morna é Cesária Évora, um dos embaixadores culturais do país. Outros cantores como Bana e Tito Paris, por exemplo, são grandes nomes reconhecidos nesse estilo.

Koladera

A Koladera é um gênero musical que também abrange a dança. As letras podem ser românticas, mas, na maioria dos casos, são usadas para descrever traços sociais e fazer comentários ou críticas. Estas características de crítica soaicl estão presentes desde o início da Koladera. Este estilo de música pode incluir diferentes tipos de instrumentos. Guitarra, cavaquinho (semelhante a um Ukelele) e um instrumento de percussão são, na maioria dos casos, o que é necessário adicionar à voz para fazer este tipo de música. Mas vários outros instrumentos podem ser adicionados a esta configuração básica.

A Koladera, também é um tipo de dança de salão, onde duas pessoas dançam juntas.

Funaná

Assim como a Koladera, Funaná é um gênero que inclui música e dança. Embora tenha estrutura e composição semelhantes a outros gêneros musicais cabo-verdianos, a grande diferença é que a configuração básica é composto por um ferro, que define o ritmo, e o acordeão, com solos do último durante a música.

Como a Koladera, os principais temas do Funaná são situações da vida cotidiana ou crítica social.

A diversidade de estilos musicais, apesar de partilharem características entre si, é uma das grandes riquezas, a nível cultural, do país,  com reconhecimento internacional.

Tabanca

Tabanca é um estilo musical tradicional, mas também uma manifestação nacional. Nos tempos coloniais, era proibido. Com o tempo, a música foi “reavivada” e vista como uma forma de construção da comunidade.

A música também é tocada em desfiles, nos quais os locais fazem uma representação para recuperar um santo que foi roubado. A tabanca é a música tocada nesse desfile por bateristas (tamborerus), por cornetas (corneterus) e cantoras (kantadeiras).

Batuque

Batuque é uma música que é ao mesmo tempo uma dança original que faz parte do património cultural cabo-verdiano. Um grupo de pessoas (principalmente mulheres) toca bateria, dança e canta, de acordo com um ritmo específico.

A música Cabo Verdiana é bela e cheia de ritmos quentes. Não perca a oportunidade de desfrutar da mesma, na sua visita a Cabo Verde.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *