A estátua da mulher Cabo Verdiana
Santo Antão
Cabo Verde
Um dos locais que se tornou icónico nas últimas duas décadas, em Ponta do Sol, na Ilha de Santo Antão, foi a estátua da mulher Cabo Verdiana. Saiba mais sobre este monumento.
Por Cabo Verde Travel Guide
Uma homenagem à mulher Cabo-Verdiana
A mulher Cabo-Verdiana tem uma grande importância numa sociedade onde tradicionalmente, estas desempenhavam trabalhos, muitas vezes agrícolas ou como vendedeiras, enquanto cuidavam dos filhos, para além de todo o trabalho doméstico.
A resiliência, coragem e força da mulher Cabo-Verdiana está representada nesta obra, de Domingos Luísa, que é homenageada desta forma.
A estátua da mulher Cabo-Verdiana
Erguida no ano 2000, por iniciativa de duas Cabo-Verdianas residentes nos Países Baixos, a estátua da mulher Cabo-Verdiana é, hoje, um importante marco para quem visita o país, e permite ajudar a dar a entender a cultura de um povo onde a mulher tem e teve um papel fundamental ao longo do tempo, nos diversos domínios sociais.
Representando uma mulher com um lenço na cabeça, usado muitas vezes para proteção do cabelo, uma criança à frente, no papel de mãe / cuidadora, e um almofariz e um pilão, um utensílio doméstico importante na cultura Cabo-Verdiana, a estátua está localizada num miradouro fantástico, com vista sobre o mar.
Com a inscrição na base “E, para que seja sempre lembrada neste pedaço de chão e rocha, esta nobre figura por nós amada: Ó mulher das terras de Cabo Verde.” Esta estátua carrega sentimento e agradecimento.
Mê Maia foi o nome carinhosamente atribuído à estátua pelos habitantes locais, que significa “Mãe Maia”. Um local a não perder, se for visitar a Ilha de Santo Antão.
Homenagem à mulher Cabo-Verdiana
Características
A estátua representa um dos pilares da sociedade Cabo-Verdiana: a mulher, que é a espinha dorsal da sociedade. Uma obra de arte bela, para apreciar.