Cultura

“Panu di Terra”: A Roupa Tradicional de Cabo Verde

Tear

Quando você viaja para Cabo Verde, entre os produtos que são vendidas pelas lojas de artesanato, nos mercados ou nas lojas de lembranças locais, provavelmente irá encontrar as roupas tradicionais de Cabo Verde: Panu di Terra.

Mas o que é Panu di Terra?

Panu di Terra é uma roupa tradicional de Cabo Verde. Também é um aspecto importante da cultura local e um símbolo nacional. Trata-se de uma peça de roupa artesanal, feita com 100% de algodão, com algumas irregularidades, cuja forma tradicional é preto e branco.

História de Panu di Terra

A história deste pano remonta à época do Descobrimentos. Quando os escravos eram trazidos, de outros países africanos para as ilhas, utilizavam teares rudimentares para fazer roupa, como o “Panu di Terra”. Nos séculos XVI e XVII, à medida que o seu valor foi reconhecido por mercadores estrangeiros, na costa africana, este produto ajudou a impulsionar a economia local, naquela época.

Panu di Terra é uma peça importante pelo seu significado. Ao longo do tempo tornou-se uma peça que estava presente em todos os momentos importantes da vida dos cabo-verdianos: desde os nascimentos (onde as crianças eram embrulhadas), os casamentos até os funerais, onde o uso de Panu di Terra era quase obrigatório. Isso fez com que o seu uso se tornasse um símbolo de respeito e consideração pelos outros.

O Panu di Terra ainda é usado hoje?

Com a globalização, algumas tradições mudam. No entanto, os cabo-verdianos (e estrangeiros) valorizam essa incrível peça de roupa. Os estilistas locais usam-na como inspiração para produzir roupas novas, reavivando essa tradição e fazendo com que esta se perpetue no tempo. Mas o Panu di Terra tradicional também é usado, tanto por mulheres mais velhas quanto mais jovens, que valorizam as tradições e seu uso. Em alguns grupos de música tradicional, Panu di Terra também é usado como vestuário.

Qual a importância deste vestuário tradicional de Cabo Verde?

Importância econômica

O Panu di Terra não é vendido apenas como roupa, mas também como lembrança, o que significa um importante retorno econômico aos artesãos que dedicam seu tempo a criá-lo. Além disso, a curiosidade sobre o modo como é feito e com mais estrangeiros interessados em ver e usar este tipo de roupa, significa que há uma oportunidade em termos de turismo, no que diz respeito a esta tradição antiga.

Importância cultural

A peça de roupa tornou-se um símbolo que representa um país e sua cultura. Por isso, é usado em muitas cerimônias oficiais pelos funcionários do governo de Cabo Verde, tanto enquanto roupa como presente – e foi um presente para o Papa.

Panu di Terra é uma peça de roupa, um símbolo cultural e algo do que os cabo-verdianos se orgulham.

E você? Irá comprar um quando viajar para Cabo Verde?

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *